Home Baked Philosophy
"Je pense, donc je suis", by René Descartes
+
"We only think when we are confronted with problems", by John Dewey
=
O ser humano gera problemas para garantir a sobrevivência da espécie.
+
"We only think when we are confronted with problems", by John Dewey
=
O ser humano gera problemas para garantir a sobrevivência da espécie.
2 Comments:
Não. O ser humano pensa para garantir a sua própria sobrevivênvia.
By NG, @ 12:15 da manhã
De acordo. Num outro contexto seria essa a linha de pensamento preferida. Mas esta apresenta-se apenas como outra forma de perspectivar a questão, partindo das citações dos autores para uma interpretação talvez abusiva :P
Neste caso, se é pelo acto de pensarmos que actualizamos a nossa existência, e se, por outro lado, apenas pensamos quando confrontados com problemas... a raiz da nossa existência deixa de estar no acto de pensar considerado isoladamente, para ser transferida para o domínio da gestação do problema.
E acrescento eu, que se o ser humano lida com uma quantidade de problemas bem superior àquela que seria indispensável à sua sobrevivência (nestes termos), a razão para esse excesso só pode residir nele próprio. Ou seja, para além dos problemas gerados "espontaneamente" - sem causa imputada unicamente ao próprio, e sem intencionalidade específica, etc. - ele ocupa-se de criar uns tantos mais para ter razões de sobra para pensar. Não necessariamente falsos problemas, mas problemas artificiais, ou criados artificialmente. Até porque, como no Ghostbusters, ou no Nothing, do Vincenzo Natali, o oposto do pensar é o vazio, o nada. E aquilo que o ser humano mais teme é precisamente o fim da existência.
By Cátia Monteiro, @ 11:56 da manhã
Enviar um comentário
<< Home