melomanias, etc.

domingo, fevereiro 25, 2007

yet another revolution


"Think MySpace, blended with eBay, throw in some iTunes, and a little Google PageCreator and you've get Pedlr."

Este é o mote dos criadores do Pedlr para nos cativarem a visitar o site recém criado e ainda em fase de pré-lançamento. Amanhã dá-se o arranque oficial de um novo espaço de browsing e compra de produtos criativos.

Para começar, temos a música das bandas inscritas, mas uma fase mais avançada prevê a entrada no circuito de arte gráfica, filmes independentes, and so on... Não se trata de uma loja em strictu sensu, mas de uma comunidade online com base de dados e mercado integrados, neste caso associada ao projecto LyricWiki (a versão "wikipedia" para letras de músicas).

Independentemente de este projecto ir ou não marcar uma diferença significativa em relação às comunidades no género que a precederam, aos poucos transfere-se a banda de garagem - e de quarto, e de infernizar os tímpanos do vizinho - e outros projectos artísticos de investimento financeiro reduzido para um mercado mais competitivo e globalizado. As editoras podem resolver intervir no processo numa fase mais prematura, ou continuar a apertar a rede num ponto em que as bandas já têm público e visibilidade mediática... Os artistas têm cada vez mais opções.

Independentemente destas coisas e de outras, o mercado está mudado e a noção de comunidade parece assumir um carácter cada vez mais real na web e menos palpável no mundo offline. Como alguém dizia: "falo todos os dias com pessoas que nunca vi e que estão a países de distância de mim, mas não sei sequer o nome do meu vizinho de baixo. E é injusto, ele sabe sempre quando há jantares gregos cá em casa."