melomanias, etc.

quinta-feira, março 05, 2009

Serviço público

Aquelas manchas brancas teimosas e sádicas; nunca foram convidadas, mas vêm sempre para ficar - uma, duas, três semanas... Dói quando se mastiga, dói quando se engole, dói, dói, DÓI. E porquê? Falta de vitaminas? Uma tampa de caneta mastigada por distracção enquanto se preenche o Totoloto (não eu, que evito jogos de azar - excepto o do Amor)? Mau karma?

Aftas. Descobri por acaso como me ver livre delas. Uma pasta de dentes com bicarbonato de sódio. Assim: simples. Sim, daquele que levam as panquecas. Já tinha lido sobre soluções de bicarbonato de sódio caseiras com a função de controlar a acidez da boca e até bochechei um desses preparados, a propósito de uma crise provocada por uma das inquilinas indesejadas. Mas à falta de resultados inequívocos e de paciência de Jo (eu sou Cátia) interrompi precocemente a experiência.

Uns meses depois enquanto me tentava decidir por uma das 5 437 variedades só de Colgate expostas nas prateleiras do hipermercado, fiz uma escolha inocente que viria a mudar radicalmente a minha relação sadomasoquista com as aftas (sádica para elas, masoquista para mim, pois claro). Colgate Herbal White - with Baking Soda (desta vez não me estou a armar em snob, o rótulo estava mesmo em inglês; só desta vez). Trouxe-a por gostar do sabor das pastas herbais e para fugir ao mentol de tantas outras. Passados uns tempos comecei a reparar que a minha tendência recorrente para ter aftas já não era nem uma tendência, nem recorrente. Num intervalo de vários meses ainda cheguei a ter uma, mas mal doeu, e desapareceu bem depressa.

Sei que tenho uns genes especiais, mas ainda assim duvido que seja a única a poder beneficiar desta dica. Por isso, abusem e só não me mostrem fotos do antes vs. depois.