melomanias, etc.

terça-feira, agosto 24, 2004

Efeito Placebo concentrado

Depois de reunirem as suas covers para uma edição especial do recente Sleeping With Ghosts e de lançarem um DVD da respectiva tournée - Soulmates Never Die - os Placebo culminam com o lançamento em Outubro próximo de Once More With Feeling: Singles 1996-2004. O best of (que não é necessariamente um "best of") reúne canções dos quatro álbuns da banda e traz como treat dois inéditos: "I Do" e "20 Years", para além de "Protège Moi", single só lançado em território francês até à data. Do homónimo foram resgatados "36 Degrees", "Teenage Angst", "Nancy Boy" e "Bruise Pristine". De "Without You I'm Nothing" foram recolhidos "Pure Morning", "You Don't Care About Us", "Every You Every Me" e o tema título do álbum de culto. O comercialmente bem sucedido "Black Market Music" contribuiu com "Taste In Men", "Slave To The Wage", "Special K" e "Black-Eyed". Os espíritos do outro mundo enviaram-nos "The Bitter End", "This Picture", "Special Needs" e "English Summer Rain".

Foi recolhido igual número de temas de cada álbum, como se todos tivessem equivalente importância no universo musical dos Placebo. Politicamente correcto. Seja. O facto de o nome desta colectânea passar por "Singles" limita um pouco a análise da escolha entre cada álbum. É que a selecção passa somente por reunir num disco todos os singles da banda até ao momento presente. Facilita-se a tarefa de colectar as canções "representativas" dos Placebo, mesmo que possam faltar importantes pérolas como "Hang On To Your IQ" ou "Lady Of The Flowers", "My Sweet Prince", "Plasticine" ou o tocante "Centerfolds" e ainda o respirado e profundo "Passive Agressive". Quanto ao título, relativamente à introdução "Once More With Feeling", melomanias recusa pronunciar-se sobre o que tal escolha de palavras lhe parece sugerir (só a tradução para o português consegue soar mais pirosa - pronto, disse mesmo). O título para o DVD havia sido muito mais inspirado - e inspirador.

Brian Molko refere-se a "I Do" no site oficial da banda como o tema de amor que os Placebo vinham ameaçando concretizar há algum tempo, enquanto diz sobre "Twenty Years" que se reporta sobretudo à angústia existencial, num registo mais melancólico e meditativo. A acompanhar o lançamento desta colecção de singles a banda britânica vai ocupar a Wembley Arena de Londres a 5 de Novembro. Apesar do culto português em redor desta banda que está perto de completar a década de existência, não deverá estar para breve o sucessor ao grande concerto que teve lugar no Paredes de Coura do ano passado.