melomanias, etc.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

A cura estética

Depois de conversa que versou novamente por questões de estética e pelas motivações que levam determinado sexo a procurar determinadas características no outro, entro no prédio e abro a portinhola da caixa de correio. Lá dentro, um único folheto. Um desdobrável a anunciar um consultório médico. Desde que me lembro, os dentistas eram aqueles senhores (e senhoras, para alimentar os parêntesis do politicamente correcto) que limpavam cáries, tapavam buracos e arrancavam dentes. O folheto que seguro na mão diz-me que não. Passo a citar:

"Estética Dentária. A sua beleza nas mãos dos melhores médicos dentistas."

A maioria das pessoas - assumo eu - traduziria daqui dentes alinhados (depois de meses, quando não anos, forçados por arames e parafusos, e já borrei a pintura) ou brancos como "nenhum dente natural o é" (apresso-me a acrescentar, aspas minhas).

Mas eu? Não. A primeira coisa que me vem à cabeça são pessoas a arrancarem dentes saudáveis porque os implantes são mais bonitos. Se a perfeição estética chegou a traduzir saúde e vantagem genética (e reprodutiva, como versava a "tal" conversa anterior ao meu monólogo com o folheto) agora soa-me redundante, um grande pleonasmo. Vazia, indício e fim em si mesma. A tal história da arte pela arte? A perda de função pela renúncia à mesma? Sim, a nossa história colectiva é cíclica, apenas com pequenos twists. Ou como podemos não estar safos de um 1984 apesar de já estarmos prestes a esgotar 2007.


PS: sei que devia começar a colocar avisos sobre a mistura de conceitos ou optar por acrescentar notas explicativas, mas a verdade é que gosto de escrever para o umbigo nos espaços adequados. Isso, ou tenho esperança de descobrir as poucas pessoas que pensam como eu. Parece-me haver possibilidade de diálogo. Espero que não seja o cotão lá de baixo a responder.

8 Comments:

  • Depois de um outro (quase) demorado (coff...a tentar ser melomaniaco...coff;-) post só consigo parar e julgar (coff) a frase do 1984.

    By Anonymous Anónimo, @ 10:36 da tarde  

  • Agora a sério! =P

    Eu traduzo em pessoas a colocarem implantes onde antes havia dentes.

    By Anonymous Anónimo, @ 10:44 da tarde  

  • melómana que vives em lisboa, prestei serviço público de qualidade lá em casa. é espreitar enquanto é tempo.

    não me esqueci da promessa. mas não tenho tido muito tempo para blogs. já vi que há uma data de novos posts para apanhar. ;)

    By Blogger Menina Limão, @ 6:56 da tarde  

  • Eu espreitei a tempo, juro. Mas tinha jantar de anos imperdível. Quero mais serviço público, nem que ele vá apenas parar ao ipod. Danke schön ;)

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 4:34 da tarde  

  • gostei da sugestão do ipod, hehe.

    ainda bem que não li o post naquele dia, fez muito mais sentido hoje. fui à dentista, onde me deparei com um chato a reclamar da dor de dentes, porque teve a brilhante ideia, que pelos vistos é moda, de branquear os dentes. e oops é inverno, está frio e a dentuça está sensível.

    anyway, continuando a questão da estética, foi hoje também que tirei o aparelho da dentuça. hurray! :D

    (o estranho é que parece não fazer diferença em termos estéticos, vejo-me igual)

    By Blogger Menina Limão, @ 4:25 da manhã  

  • Eheh, muito bem. Mas isso significa que já não vais poder pôr à prova o sentido estético da tua dentista...

    "vejo-me igual"

    E costumavas sorrir para o espelho?

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 1:19 da tarde  

  • vou poder, pois. tirei o aparelho fixo e agora segue-se o amovível. ok, nunca mais porei elásticos, mas daquela dentista tudo se espera! ;)

    claro, sorria imenso ao espelho e ele sorria-me de volta.

    By Blogger Menina Limão, @ 5:40 da tarde  

  • Invejo a atitude positiva. Quando era pequena e tive de usar aparelho não tinha um terço do grau de aceitação que revelas. Mas também naquelas idades as crianças conseguem ser menos hipócritas na sua crueldade do que os adultos, e diziam-me na cara aquilo que pensavam. Nestas idades o mundo já costuma comportar-se de forma um pouco mais civilizada.

    PS: Escolhes espelhos com bom gosto.

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 8:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home