melomanias, etc.

sábado, julho 19, 2008

Planear leva tempo

Numa manhã desta semana desloquei-me ao centro de saúde da minha área de residência para marcar uma consulta. Porque "truth is stranger than fiction", opto por reproduzir o diálogo que se seguiu quando me atenderam:

- Bom dia, desejava marcar uma consulta para o meu médico de família... vai ser a primeira.
- Você está aqui - no ficheiro do computador - como "sem médico".
- Mas já me tinham telefonado a dizer que já me tinha sido atribuído um médico...
- Ah, sim. Mas ele entretanto foi embora.
- Bem, nesse caso, posso marcar uma consulta de planeamento familiar?
- Ahh, está tudo até Setembro. Agora só a partir de Agosto é que pode vir marcar, para depois de Setembro.
- Ahh, ok. Obrigada.

Escusado será dizer que deixei o centro de saúde a amaldiçoar mentalmente o país, e o governo, e a prometer emigrar para um país mais desenvolvido. A Somália, talvez. E claro, adepta imediata e incondicional do sistema privado. Capitalismo, ámen.

Ironia das ironias.. é que nos meses em que espero por uma consulta de planeamento familiar tinha tempo de engravidar e abortar umas duas ou três vezes - no sistema público de saúde. É bem feito para o povo do desenrasca e do remedianço, e para quem prevenir é coisa de menina.