melomanias, etc.

sexta-feira, outubro 12, 2007

Alienação ou a morte

Pessoas lêem os jornais todos os dias e não se matam. Pessoas são feias e estúpidas, sabem-no, e não se matam. Pessoas contactam com o ridículo da natureza humana e não se matam.

Algumas matam-se.

Mas aquelas que não se matam, não se matam porquê?
Embora já tenhamos estado mais longe, o mundo não anda todo viciado em Prozac. A resposta estará no anti-depressivo natural de homens e mulheres, e também não falo da serotonina.

Alienai-vos e multiplicai-vos.

Basicamente seria esta a regra não dita da salvação da espécie. Porque acredito ser impossível a alguém, na sua fragilidade intrínseca de ser humano, conviver 24 horas por dia com uma consciência desperta para tudo o que há de depressivo na nossa sociedade. Já tentaram, nas novelas, mostrar pessoas que vivem sem nunca usarem a casa de banho. Mas a realidade não é assim. Fazemos merda, e muita.

Defendemos determinados valores que não são universais senão nas nossas cabeças repletas de ideias utópicas. Mas também não podemos abdicar deles, por isso lutamos contra as incongruências como podemos. Assobiando para o lado, se preciso.

Peço desculpa pelos insultos que já distribuí por todos esses que vivem a maior parte das suas vidas em puro estado de alienação, discutindo a trama da novela da noite em vez de citarem Kierkegaard ou Sartre. Pois é graças a eles que esta espécie sobrevive.

10 Comments:

  • Forte. =)

    By Blogger Jacquet, @ 3:30 da tarde  

  • Esta tens mesmo que me explicar!
    Porque diabo as pessoas feias e estúpidas se haveriam de matar?
    Sabem-no? Se são estúpidas não conseguem reconhecê-lo, logo, não se matam, estão bem, os outros que se mudem... Se são feias, e não te esqueças que os feios também têm coração, os outros é que as vêem, logo, que se danem! E entretanto, multiplicam-se! :)

    By Anonymous Anónimo, @ 1:52 da manhã  

  • Elas podem ser feias e estúpidas, e por isso não o perceberem, mas os que as rodeiam não são, e eventualmente vão dar-lhes a descobrir o que pensam... este não era um post para os românticos, há desses noutros pontos do blog. Este é um post à natureza humana. Não se trata do happy ending que eu preferiria colocar-lhe.

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 12:14 da tarde  

  • (não vou acrescentar nada de útil, logo é um comentário falhado, como tantos outros.vim apenas dizer que gostei do texto)

    By Blogger Menina Limão, @ 12:29 da manhã  

  • Acho muito bem que peças desculpa às pessoas que discutem a trama da telenovela, afinal de contas é uma forma de alienação como outra qualquer...tipo ouvir Mika no comboio :p

    By Blogger Dissid3nt, @ 1:58 da manhã  

  • Apenas de forma aparente. Só o "Grace Kelly" tem mais sumo do que uma série inteira da novela das dez. Mas é necessário disfarçar... Ainda alguém descobre que na Pop se pode destilar ironia.

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 10:23 da manhã  

  • Não quero saber com que base é que fazes essa comparação, mas prefiro acreditar que não viste uma série da novela das 10h...

    By Blogger Dissid3nt, @ 8:24 da tarde  

  • E em que rótulo estão colocadas as pessoas que não vêem telenovela nem citam Sartre ou Kierkegaard? Não poderão essas também ajudar a garantir a sobrevivência da espécie sem que vivam em puro estado de alienação?

    By Anonymous Anónimo, @ 10:24 da manhã  

  • Aviso à navegação: isto é um post num blog, não uma entrada na Wikipedia.

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 10:27 da manhã  

  • Dissid3nt: deixa estar, pode ser que alguém "anónimo" passe por aqui e te esclareça quanto a essa questão. Tenho agentes infiltrados no meu blog.

    Mas a verdade é que parto do princípio de que as novelas não mudaram muito na última década... Para lá do facto de agora termos novelas faladas em português do nosso, para variar.

    By Blogger Cátia Monteiro, @ 10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home