melomanias, etc.

sábado, maio 17, 2008

Xenofobia linguística

O acordo foi aprovado. Apesar dos protestos. Apesar de todas as pessoas que conheço (o que não indica representatividade, mas ainda é uma data de gente) com quem falei se terem manifestado contra. Apesar do manifesto online de 33 mil pessoas contra. Apesar da argumentação de linguistas e apaixonados da língua. Apesar de uma língua não se definir por tratados, mas por processos de aculturação.

A língua é a verdadeira expressão democrática do povo - que o demonstre o falhanço do Esperanto. Contrariar essa regra básica é asfixiar a língua.

Mas agora interessa-me o que está por vir. Olhando para o passado, temos que os portugueses sempre gozaram com os brasileiros, enquanto os brasileiros fizeram anedota dos portugueses. Algo me diz que a língua vai azedar. Mas pode ser que me engane. Pode ser que estas palavras não sejam as correctas.

Mas uma coisa é certa: isto não é nada porreiro, pá.

1 Comments:

  • Apetece-me dizer muitos palavrões, mas tenho medo de estar a infringir o novo acordo ortográfico.


    (fdp)

    By Blogger Menina Limão, @ 4:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home